FALE CONOSCO
Categoria > Compliance

A produção industrial brasileira cresceu 2,6% em setembro de 2020 e recuperou seu patamar pré-pandemia, segundo o IBGE.

Na passagem de agosto para setembro, a produção cresceu em todas as grandes categorias econômicas e em 22 dos 26 ramos pesquisados, com destaque para bens de consumo duráveis, cujos resultados foram puxados pela indústria automobilística.

Com os negócios em alta, as indústrias devem manter no radar e respeitar as normas legais de forma rotineira.

Os sistemas operados pelos órgãos de controle trouxeram transparência para todos, o que torna a situação mais complexa, exigindo ainda mais atenção. Assim, o compliance se tornou uma parte vital das operações de qualquer empresa.

Compliance é o conjunto de procedimentos para se fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar quaisquer desvios ou ilicitudes que possam ocorrer contra a legislação corrente.

Existem vários fatores envolvidos no conceito do Compliance como reputação, imagem, ética, concorrência e sobrevivência, logo, informações devem ser encaradas pela indústria como matéria-prima essencial.

As indústrias, de maneira geral, necessitam de um processo rigoroso de acompanhamento e validação de fornecedores, uma vez que a cadeia de suprimento é crítica para o negócio. Fornecedores com problemas financeiros podem deixar de fornecer; um indivíduo com problemas de imagem pode afetar a reputação da empresa; regulamentações podem atingir a empresa devido a responsabilidade solidária e questões de faturamento podem gerar problemas com impostos sendo recolhidos erroneamente.

A relação da empresa com o fornecedor é recíproca e a saúde financeira, a idoneidade e o cumprimento de obrigações do fornecedor podem afetar o negócio.

Neste contexto, a Azix auxilia as empresas na gestão de riscos, eliminando, antecipando e mitigando possíveis impactos que possam atingir negativamente suas atividades.

Quando se fala no tratamento de clientes, uma carteira pulverizada gera um enorme volume de informações que devem ser obtidas.

Dentre as responsabilidades das indústrias, estão a mitigação de riscos com Responsabilidade Solidária, a manutenção de relacionamento saudável com o fisco e todas as instâncias governamentais, garantir direitos trabalhistas e legais de seus colaboradores, ter compromissos de manutenção do meio ambiente e cumprir com seus compromissos financeiros.

A Azix apoia processos de avaliação na inclusão de novos parceiros de negócio e monitoramento constante da base de dados com a utilização de informações confiáveis, atualizadas e de origem conhecida. Portanto, proporciona uma garantia de Compliance de clientes e fornecedores.

Os clientes Azix garantem decisões de negócios baseadas em informações, gerando melhores resultados e tranquilidade para os executivos envolvidos.


Por Ivana Avellar (Coordenadora de Marketing da Azix)