FALE CONOSCO
Categoria > Governança de Dados

Para o setor de energia, a pandemia de COVID-19 é sinônimo de prejuízos e oportunidades. De um lado, houve redução do consumo de energia em função das restrições de circulação e da baixa atividade econômica. De outro, o ambiente tumultuado também gerou oportunidades para energias renováveis. Ainda que abaixo das previsões iniciais, em 2020, as instalações de geração solar no Brasil registraram um crescimento de 70% em comparação com 2019, segundo o Ministério das Minas e Energia. 

O Brasil tem 83% de sua matriz elétrica originada de fontes renováveis, de acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Reive Barros. A participação é liderada pela hidrelétrica (63,8%), seguida de eólica (9,3%), biomassa e biogás (8,9%) e solar centralizada (1,4%).

Neste mercado, o alto nível de exigência de governança corporativa demanda acompanhamento constante da documentação legal das empresas de energia, seja do Fisco, de Agências Reguladoras, Órgãos de Controle ou outras instâncias regulamentadoras.

A grande variedade de documentos legais e a dispersão de obrigações em diversos órgãos cria dificuldade na manutenção de documentação para atendimento aos requisitos de transparência e Compliance.

Processos manuais de acompanhamento não são eficazes nessa situação, por isso, há um grande esforço despendido na coleta de documentos com alto custo operacional.

solução da Azix para essa dificuldade é a disponibilização do DocTracking, uma Plataforma de Monitoramento de documentação legal que tem a capacidade de obter e manter documentos de todas as empresas dos grupos de geração, transmissão e distribuição de energia.

Documentos como autorizações legais, Certidões Negativas de Débitos, comprovantes de cumprimento de obrigações primárias e acessórias, autorizações de funcionamento, documentação de Prefeituras Municipais e outros documentos exigíveis podem ser monitorados pela plataforma.

Documentos que não sejam capturáveis diretamente nos órgãos emissores podem ser inseridos por operadores diretamente na plataforma, tornando o DocTracking um repositório de documentos das empresas.

Estes documentos ficam disponíveis para todos os usuários autorizados, facilitando o processo de montagens de dossiês para atividades como atendimento a fiscalizações e auditorias e participação em licitações.

Além da busca dos documentos, o DocTracking realiza a emissão de avisos em caso de irregularidades detectadas, apoiando os responsáveis pela manutenção dos documentos de forma automática, simples, rápida e transparente.

DocTracking também é utilizado para a manutenção de documentação de Fornecedores, garantindo Compliance nesta importante atividade.

Por Ivana Avellar (Coordenadora de Marketing da Azix)